Consiste na aplicação de ácidos que provocam a destruição das camadas superficiais da pele, acelerando a renovação celular. A pele se regenera com aspecto mais viçoso e com melhora da textura. Entre os ativos mais comumente utilizados estão: o ácido retinóico, o ácido salicílico, o acido tricloroacético, a solução de jessner, o ácido glicólico, o 5-fluoracil e o fenol.
Os peelings podem ser classificados como superficiais, médios e profundos, de acordo com o tipo de ativo, concentração e número de camadas aplicadas. O seu uso deve ser individualizado e o dermatologista indicará o grau de profundidade do peeling de acordo com a idade, fototipo e queixa do paciente. O tempo de regeneração da pele varia conforme o tipo de peeling. Em peelings superficiais esse tempo normalmente é de até 7 dias, já os mais profundos podem levar de 30 a 45 dias para a pele se recuperar totalmente.
Além de serem utilizados na face, os peelings podem ser aplicados no colo, pescoço e mãos. Em todo peeling, como a pele fica sensível por um tempo, por isso é importante reforçar a proteção solar. O uso de produtos com ácido ascórbico (vitamina C) também ajuda na cicatrização.
Indicações:
– Rugas
– Manchas
– Melasma
– Cicatrizes
– Acne
– Estrias
– Ceratoses actinicas
Contraindicações:
Alergia aos componentes do produto, pele bronzeada e gestantes.