A toxina botulínica, mais popularmente conhecida como Botox, é usada desde 1980 para tratar uma série de doenças neurológicas, ortopédicas e oftalmológicas. Os dermatologistas usam com fins cosméticos desde 1987 e, mais recentemente, para tratar o suor excessivo das axilas e das mãos (hiperidrose).
A toxina botulínica age impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Trata-se de método seguro, simples e eficaz e com resultados naturais quando aplicado de forma criteriosa.
Indicação:
– Rugas de expressão (entre as sobrancelhas, pés de galinha e linhas na testa)
– Rugas no pescoço
– Melhora do contorno facial
– Melhora do aspecto de celulite do queixo
– Rugas no lábio superior
– Hipertrofia de masseter (bruxismo)
– Sorriso gengival
– Cefaléia (dor de cabeça)
– Suor excessivo nas axilas, mãos e pés (hiperidrose)
Aplicação:
O tratamento é feito injetando, superficialmente, pequenas quantidades da toxina diretamente nos músculos que se quer relaxar. O procedimento é bem tolerado, causando leve sensação de ardor e demora apenas alguns minutos, não havendo período de recuperação prolongado. Pessoas com maior sensibilidade podem usar pomadas anestésicas para diminuir a dor.
Em quanto tempo verei os resultados?
A toxina botulínica começa a fazer efeito a partir de 24-72 horas, atingindo o efeito máximo após 2-3 semanas. Apresenta duração média de 4 meses, até que desaparece gradativamente. Recomenda-se a realização de 2-3 sessões anuais.
Contraindicações:
Alérgicos ao medicamento ou aos seus componentes, uso recente de aminoglicosídeos, portadores de doenças neuromusculares, infecção no local da aplicação, coagulopatia descompensada, doença autoimune ativa, gestantes.